IFRS 18 -Elaboração e Divulgação das Novas Demonstrações Financeiras Internacionais

Formato do curso: Ao vivo interativo
Pontuação no CRC: 08 pontos

Turma: 21 e 22/10/2024

Professor: Joubert da Silva Jerônimo Leite

Créditos Programa de Educação Continuada:  AUD: 8, CMN: 8, SUSEP: 8, ProGP: 8, Perito: 8, PREVIC: 0, ProRT: 8

A IFRS 18 , publicada em 09.04.2024 substitui  substitui o IAS 1 ‘Presentation of Financial Statements’ e terá impacto em todas as entidades que atualmente utilizam as Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS).

A norma tem como foco aprimorar a comunicação de informações nas demonstrações contábeis, com um foco especial na demonstração do resultado e nas notas explicativas, disponibilizando aos investidores informações mais transparentes e comparáveis sobre o Desempenho Financeiro das empresas, possibilitando assim melhores decisões de investimento.

Proposta de Ensino

Apresentar, debater e aplicar os critérios e procedimentos previstos na IFRS 18 – Presentation and Disclosure in Financial Statements, nova norma internacional de relatórios financeiros, que regulamenta o processo de elaboração e divulgação das novas demonstrações financeiras internacionais.

​​Contadores, Administradores, Economistas, Auditores, Engenheiros com atuação na área econômico-financeira, Controllers, Peritos, Sócios, Gerentes, Coordenadores, Supervisores, Analistas e demais profissionais que atuem nas áreas contábil, controladoria, financeira, custos, orçamentos, gerencial, planejamento, fiscal e tributária, auditoria interna e externa.

Temas que serão abordados:

MÓDULO I – FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA IFRS 18

Escopo

Definições

MÓDULO II – REQUISITOS GERAIS PARA A ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Objetivo das demonstrações financeiras

Conjunto completo de demonstrações financeiras

Os papéis das demonstrações financeiras primárias e das notas explicativas

Identificação das demonstrações financeiras

Frequência de relatórios contábeis e financeiros

Consistência de apresentação, divulgação e classificação

Informação comparativa

Princípios de agregação e desagregação

Compensação

MÓDULO III – DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO (LUCROS OU PERDAS)

Categorias da demonstração do resultado (lucros ou perdas)

Totais e subtotais a serem apresentados na demonstração do resultado

Itens a serem apresentados na demonstração do resultado ou divulgados nas notas explicativas

MÓDULO IV – DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE

Outros resultados abrangentes

MÓDULO V – BALANÇO PATRIMONIAL (DEMONSTRAÇÃO DA POSIÇÃO FINANCEIRA)

Classificação de ativos e passivos como circulantes ou não circulantes

Itens a serem apresentados na demonstração da posição financeira ou divulgados nas notas explicativas

MÓDULO VI – DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Informação a ser apresentada na demonstração das mutações do patrimônio líquido

Informações a serem apresentadas na demonstração das mutações do patrimônio líquido ou

divulgadas nas notas explicativas

MÓDULO VII – NOTAS EXPLICATIVAS

Medidas de desempenho definidas pela gestão

Capital

Outras divulgações

ProfessorJoubert da Silva Jerônimo Leite : Doutorando (Ph.D.) em Administração Empresarial pela AWU (USA); Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP (São Paulo/SP); Pós-graduado em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela PUC-Campinas . Sócio e Diretor Executivo da “BR Auditoria e Consultoria” e “Devout Auditoria e Consultoria”

Data: 21 e 22/10/2024

Basta utilizar o cupom: Aluno

Aproveite, utilize o cupom: Avista

Pontuação CRC: Este treinamento está credenciado com 08 pontos no CRC.