Imposto de Renda Diferido – CPC 32 – Tributos sobre o lucro

Pontuação no CRC: 08 pontos

Turma: 13/05/2024

Professor: Lourivaldo Lopes

Controle e cálculo das diferenças temporárias originadas pela contabilidade internacional e a lei nº 12.973/2014

Pontuação CRC: AUD: 8, CMN: 8, SUSEP: 8, ProGP: 8, Perito: 8, PREVIC: 8, ProRT: 8

O tempo contábil e o tempo fiscal não caminham juntos, existe uma lacuna entre os procedimentos contábeis e fiscais, que podemos chamar de diferenças temporárias. Para que estas diferenças não prejudiquem ou distorçam as informações financeiras da entidade, é fundamental que o profissional da área tenha pleno domínio de cálculo e procedimentos do imposto de renda diferido, procedimento este, que foi disciplinado pelo CPC 32 – Tributo sobre o Lucro.

Neste treinamento abordaremos o cálculo do Imposto Diferido concomitantemente ao cálculo do imposto de renda corrente, o que facilita bastante o aprendizado, avançando o conhecimento dos participantes do CPC 32, que é uma importante norma contábil.

Proposta de ensino deste treinamento:

● Preparar o profissional a gerenciar e interpretar os procedimentos do imposto de renda diferido, assim como seus reflexos no dia a dia da empresa, unindo a teoria com a prática.
● Conhecer a técnica para o cálculo da taxa efetiva e capacitar o profissional para analisar quais contas são aplicáveis aos procedimentos do CPC 32 e elaborações de relatórios gerenciais.
● Entender os conceitos de Imposto de Renda Corrente e Imposto de Renda Diferido.
● Controlar e validar os saldos do imposto de renda diferido com a parte B do Lalur e outros relatórios gerenciais.
● Analisar os impactos do imposto de renda Diferido para empresas tributadas pelo Lucro Real, Presumido e Arbitrado.
● Propor estudos de casos, aproximando cada vez mais a sala de aula com o dia a dia da empresa.
● Esta metodologia permitirá que o participante tenha uma visão estratégica, gerencial e prática do processo de apuração do imposto de renda diferido.

Quem recebemos neste treinamento
Contadores, assistentes contábeis e tributários, Analistas tributários ou Analista fiscal, profissionais da área jurídica e financeira.

Pré-requisito
Conhecimento e Prática de Apuração de Imposto de Renda

O que vamos aprender:
MÓDULO I – CONTABILIDADE INTERNACIONAL – APLICAÇÃO INICIAL (CPC – IFRS)
● A Legislação tributária relacionada aos tributos sobre o Lucro Corrente e Diferido;
● Evolução da contabilidade (Leis nº. 6.404/76 – nº 11.638/07 – nº 11.941/09 -IFRS – CPC – Resolução do CFC);
● Os impactos tributários com as regras internacionais;
● A influência do fisco na contabilidade;
● Procedimento fiscal x procedimento contábil;

MÓDULO II – IMPOSTO DE RENDA DIFERIDO – CONCEITOS
● Conceituação de Lucro Contábil (DRE);
● Segregação de Lucro Contábil x Lucro Fiscal;
● Conceito de Tributos Correntes
● Conceito de Tributos Diferidos;
● Conceito de Ativos e Passivos Fiscais Diferidos;
● Mensuração de Ativos e Passivos Fiscais Diferidos;
● Tributação: Opção pelo Regime de Caixa: Simples Nacional;
● Tributação: Opção pelo Regime de Caixa: Lucro Presumido;
● Tributação: Opção pelo Regime de Caixa: Possibilidade no Lucro Real;
● Obediência ao Regime de Competência – Aspecto Contábil;
● Efeitos dos Tributos Diferidos nas empresas tributadas fora do Lucro Real:
● Tributação pelo Regime de Caixa:
1. Lucro Presumido –
2. Lucro Arbitrado –
3. Simples Nacional: Tributos Diferidos
● Tributação pelo Recebimento – Lucro Real
● Uso do LALUR: empresas tributadas pelo Lucro Real;

● Tributos sobre o Prejuízo Fiscal e Base de Cálculo Negativa;
● Controles Fiscais: Parte B do e-LACS e e-LALUR;
● Mensuração de Ativos e Passivos Diferidos;
● Itens geradores de tributos diferidos;
● Cruzamento dos recebíveis x passivo tributário;
● Impactos no resultado pelo não reconhecimento dos tributos Diferidos.
● Quais tributos podem ser considerados tributos Diferidos;
● Alíquotas aplicáveis ao tributos Diferidos (Pis Cofins, CSLL e IRPJ);
● Classificação contábil dos tributos sobre o Lucro;
● Registro contábil dos tributos correntes e diferidos;
● Reversão dos Tributos Diferidos;
● Itens reconhecidos fora do Resultado.
● Estudo de Caso;
● Notas Explicativas nas Demonstrações Contábeis;

Conheça seu professor: Lourivaldo Lopes da Silva: Mestre em Contabilidade pela PUC, Pós graduado em Direito Tributário pelo IBET , Auditor Contábil e Tributário, Contador, autor das obras: Manual de Preço de Transferência, Contabilidade Geral e Tributária, Contabilidade Avançada e Tributária.

Carga horária: 8 horas

Turma : 13/05/2024

Pontuação CRC: Para pontuação no Programa de Educação Continuada do CRC (em observância a NBC TG 12 R4)  e emissão de certificado, será necessário ter: