Contabilidade e Tributação de Consórcio de Empresas

Turma: 10/06/2024

Professor: Lourivaldo Lopes

Créditos no Programa de Educação do CFC: Em recredenciamento

Nos últimos anos, devido a grandes investimentos em construção civil, as empresas sentiram a necessidade de  firmar parcerias público-privadas com o objetivo de concorrer em licitações de grandes empreendimentos. Essas parcerias apresentam uma determinada configuração: uma empresa privada entra com os recursos financeiros para executar a obra, e o agente público lhe concede o direito de explorar aquele bem por um prazo determinado, até que possa recuperar o valor injetado no projeto.

O consórcio de empresas consiste na associação de companhias (ou de qualquer outra sociedade), sob o mesmo controle ou não, que não perderão sua personalidade jurídica para obter finalidade comum ou determinado empreendimento.

Neste treinamento vamos detalhar a contabilidade, as demonstrações contábeis e a tributação de consórcios de empresas.

Profissionais das áreas contábil, tributária e de controladoria.

O que você vai aprender neste curso:

• Registro de Contrato de Consórcio – exigências;
  •   Empresa Lider – Responsabilidade;
  •   Responsabilidade Tributária;
  •   CSLL e IRPJ no Consórcio;
  •   PIS e Cofins no Consórcio;
  •   Formas de tributação nas consorciadas e impacto do resultado do consórcio;
  •   Reconhecimento da Receita de Consórcio nas Consorciadas;
  •   Responsabilidade pelas Obrigações Acessórias;
  •   Tributos na Fonte: Retenções;
  •   Tributos na Fonte: Compensações;
  •   Modelo de Plano de Contas de Consórcio;
  •   Consórcio em Operação com o Exterior: Preço de Transferência aplicação;
  •   Consórcio Público: Regras Contábeis e Tributárias;
  •   Tributação das Consorciadas: Impacto na contabilidade do Consórcio;
  •   Emissão do Documento Fiscal: Consorciadas ou o Consórcio?;
  •   Reconhecimento da Receita do consórcio nas empresas consorciadas;
  •   Contabilização das operações de consórcio: no consórcio e consorciadas;
  •   Cruzamento das contas das consorciadas x contas do consórcio;
  •   Demonstrações contábeis dos consórcios e consorciadas;
  •   Exemplos

Conheça o professor deste treinamento:

Lourivaldo Lopes da Silva: Mestre em Contabilidade pela PUC; pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET;, auditor contábil e tributário; contador. Ele é o autor das obras: “Manual de Preço de Transferência”; “Contabilidade Geral e Tributária”; “Contabilidade Avançada e Tributária”.

Agenda das aulas:  10/06/2024

Carga horária: 08h

Pontuação CRC: Para pontuação no Programa de Educação Continuada do CRC (em observância a NBC TG 12 R4)  e emissão de certificado, será necessário ter: