Distribuição de Lucros e Dividendos – Impactos da série 4000 da EFD REINF

Pontuação no CRC: 3

Turma: 17/05/2024

Professor: Daniel Tavares Santos

Programa de Educação Continuada: AUD: 3, CMN: 3, SUSEP: 3, ProGP: 3, Perito: 3, PREVIC: 3, ProRT: 3

A distribuição de lucros passou a ser tema recorrente de discussão junto à classe contábil.

Atualmente o lucro distribuído aos sócios de uma empresa não é tributado, a mudança que ocorreu foi na obrigação acessória, a EFD REINF, A Receita Federal determinou que os Lucros e Dividendos isentos do Imposto de Renda poderão ser informados até o dia 15 do 2° mês subsequente ao trimestre correspondente.

A retirada de lucros pelos sócios é um ato societário. A distribuição como período de apuração, forma e percentuais são atos societários estabelecidos no Código Civil para as sociedades empresárias Limitadas e na Lei 6404/76 (leis das S/A).

A questão é que há uma prática de retirada de lucros, muitas vezes sem a devida comprovação de lucros, especialmente em empresas de pequeno porte, atendidas por escritórios de contabilidade . Esta retirada sistemática e não condicionada ao lucro apurado efetivamente, pelos meios hábeis como balancete ou balanço, gera insegurança sobre os fatos praticados. A retirada de lucros sistemáticos (geralmente mensais) podem representar formas de pró labore disfarçado ou até mesmo caracterização de contrato de mútuo.

Proposta de ensino deste treinamento:

Revisar e aprofundar os conhecimentos sobre o  aspectos contábeis, tributários e jurídicos da Distribuição de Lucros e Dividendos e como declarar as informações nos registros da EFD REINF.

Quem recebemos neste treinamento

Profissionais Contábeis, da área fiscal e empresários contábeis

O que vamos aprender

Aspectos Contábeis e Tributários

Conceito de Lucro: Societário e Fiscal

Lucro no Balanço de Abertura;

Lucros e dividendos ou pró-labore;

Configuração de Contrato de Mútuo

EFD REINF: Rendimentos isentos ou não tributáveis

Natureza do Rendimento

Reserva de Lucros – composição;

Lucros Apurados – Destinação obrigatória;

Registro contábil dos lucros apurados;

Conceito de Lucro Presumido Líquido para Distribuição;

Conceito de Lucro Corrente (mensal, trimestral e anual);

Distribuição de Lucro no Simples Nacional

Classificação contábil da Distribuição de Lucros;

Conceito de Lucro de períodos anteriores;

Prejuízos correntes e de períodos anteriores – compensação;

Distribuição de lucros correntes e de períodos anteriores;

Registro contábil da distribuição de lucros correntes e anteriores;

Lucros de 1996 até 2013 – tratamento na distribuição;

Lucros de 2014 – tratamento na distribuição

Lucros a partir de 2015 – tratamento na distribuição;

Distribuição de Lucros e Dividendos – Cuidados.

Regulamentação da lei 12973/2014 – IN-RFB 1.700/2017;

Instrutor: Daniel Tavares Santos – Profissional de Contabilidade. Pós-graduado em Controladoria pela FECAP. Instrutor de cursos nas áreas de IR/CS/PIS/COFINS, Contabilidade e Societário. Instrutor de diversas instituições. Há mais de 19 anos voltado às áreas contábil e tributária, com atuação nos mais diversos ramos, dentre eles, entidades do terceiro setor, serviços, indústrias e comércio. Atuou também em um processo de IPO, implantação do IFRS e Publicações de Balanço. Participação em projetos de implantação do SPED e consultoria tributária.

Carga horária: 3 horas

Turma: 17/05/2024

Investimento:  350,00

Recursos: integração entre professores e participantes via chat, microfone e vídeo.

Dúvidas após o curso: durante o período de acesso do treinamento será possível enviar dúvidas sobre o conteúdo do treinamento, que serão respondidas pelos professores da ESN.

Pontuação CRC:  AUD: 3, CMN: 3, SUSEP: 3, ProGP: 3, Perito: 3, PREVIC: 3, ProRT: 3