Contabilidade para não contadores, com foco em Tomada de Decisão em Negócios

Turma: 20 e 27/05/2024

Professor: Lourivaldo Lopes

Aprenda contabilidade de forma surpreendente, tenha uma verdadeira aula de contabilidade aplicada aos negócios com foco em resultado pensando na sustentabilidade da empresa, apresentando conceitos e cases.

Esse treinamento é destinado a profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos para uma melhor gestão de negócios. Aprofundar seus conhecimentos contábeis para extrair informações relevantes das demonstrações financeiras e utilizá-las no processo de tomada de decisões corporativas.

Esse curso não vai te ensinar a ser contador, muito menos entender o que o seu contador faz, mas ele vai te preparar para entender como a análise contábil pode impulsionar os seus negócios.

Proposta de Ensino

Demonstrar a importância da contabilidade como ferramenta que tem como função ajudar e facilitar o entendimento dos números da empresa, retratando as decisões de investimento e financiamento, bem como o resultado apurado na operação.

Quem recebemos neste treinamento:

Todos os profissionais interessados em aprender contabilidade para aplicar aos negócios

Temas que serão abordados:

Aula 1 : As diferentes Contabilidades e como elas impactam os negócios.

• Contabilidade Societária
  • Contabilidade Tributária
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade de Custos

Aula 2: Contabilidade Como Instrumento de Gestão

• Para fins de Crédito: Concessão ou Obtenção
  • Para fins de Investimento:
  • Cálculo e Análise de Indicadores: Rentabilidade, Endividamento
  • Análise de riscos de curto e longo prazo
  • -Rentabilidade e lucratividade
  • -Capital de giro e liquidez
  • -Endividamento, capacidade de pagamento da dívida e serviços da dívida
  • -Geração de perfil dos fluxos de caixa
  • -Itens off-balance-sheet

Aula 3:  Contabilidade como instrumento de Gestão

• Principais demonstrativos financeiros: para que servem e como são construídos
  • Balanço patrimonial (BP)
  • Demonstração de resultados do exercício (DRE)
  • Demonstração dos fluxos de caixa (DFC)
  • Como interpretar e utilizar as demonstrações financeiras
  • Leitura e utilização dos demonstrativos financeiros
  • Análise fundamental de demonstrativos financeiros
  • Análise dos investimentos e financiamentos
  • Análise dos resultados, rentabilidade e qualidade dos lucros e das margens
  • Análise dos riscos de curto e longo prazo com base em indicadores

Aula 4 : Técnicas de Custeio para Tomada de Decisão

• Análise do Ponto de Equilíbrio e Relações de Custo-Volume-
  • Lucro; Custeio por Absorção e Alocação de Custos Indiretos;
  • Custeio Baseado em Atividades (Activity Based Costing);
  • Análise da Lucratividade de Produtos e de Clientes

Conheça seu professor: Lourivaldo Lopes da Silva: Mestre em Contabilidade pela PUC, Pós graduado em Direito Tributário pelo IBET , Auditor Contábil e Tributário, Contador, autor das obras: Manual de Preço de Transferência, Contabilidade Geral e Tributária, Contabilidade Avançada e Tributária.

Carga horária: 08  horas

Data:  20 e 27/05/2024

Investimento: 665,00

Local: aulas 100% on-line, ao vivo e interativas na Plataforma da Escola Superior.

Prazo de acesso à plataforma: 30 dias a partir da última aula do curso.

Pontuação CRCPara pontuação no Programa de Educação Continuada do CRC (em observância a NBC TG 12 R4)  e emissão de certificado, será necessário ter: