Escrituração Contábil Digital -ECD 2024 – Leiaute 09 do SPED Contábil

Turma: 10 e 14/05/2024

Professores:  Osmar Reis Azevedo

Créditos no Programa de Educação Continuada: Em credenciamento

A RFB disponibilizou o manual e normas atualizadas para a entrega da  Escrituração Contábil Digital 2024, ano calendário 2023 , e diversas novidades estão chegando e devem ser observadas pelo profissional responsável por essa declaração.

Um exemplo dessas novidades é a conferência da aptidão do contador que assina a escrituração junto ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Essa funcionalidade, denominada Sistema de Verificação da Assinatura Digital (SVAD) foi desenvolvida em parceria com o CFC e a partir deste ano a  inaptidão será tratada como erro impeditivo para a transmissão da ECD.

Neste treinamento apresentaremos as regras, blocos e registros da ECD em 2024, abordando ainda as situações de ECDs anteriores, as situações  de substituição e recuperação de arquivo de anos anteriores e diversas outras novidades, além de analisar os blocos e registros da escrituração.

Proposta de Ensino

-Estudar e Analisar as novas regras publicadas e alterações promovidas na ECD.

-Efeitos da obrigatoriedade Recuperar a ECD/Anterior para dentro da ECD/Atual e Recuperar a ECD/Atual para dentro da ECF.

-Analisar nova regra de transmissão da Escrituração Contábil Digital – ECD relativa ao profissional contábil.

Apresentaremos as regras, blocos e registros da ECD em 2023, abordando ainda as situações de ECDs anteriores como é o caso de substituição e recuperação de arquivo de anos anteriores.

-Permitir aos participantes o alinhamento prévio de suas informações viabilizando o correto cruzamento das informações.

-Vamos ressaltar os pontos de maior relevância da ECD, com foco nas Normas Brasileiras de Contabilidade/NBC.

-Praticar com exemplos a escrituração da ECD.

Quem recebemos neste treinamento:

Profissionais da área contábil e fiscal que terão envolvimento com a entrega da ECD .

É necessário ter conhecimento de contabilidade e conhecimentos básicos sobre a ECD.

Temas que serão abordados:

1)Regras Contábeis para 2024- Alcance e impactos na ECD

2)Aptidão do profissional contábil conforme registro no CFC/CRC;

3)Nova Versão do Programa da ECD;

4)Pessoas Jurídicas Obrigadas à ECD;

5)Critério para Lucro Presumido,  Entidade Sem fins Lucrativos e SCP;

6)Hipóteses de Dispensa da Entrega  do Sped Contábil;

7)Prazo de Entrega da ECD

8)Multa por Atraso na Entrega da Escrituração Digital

9)Autenticação Da ECD – Dispensa

10)Assinaturas dos responsáveis pela ECD;

11)Recuperação da ECD anterior;

12)R.I157: Transferência de Saldos de Plano de Contas Anterior;

13)Mudança de Plano de Contas da empresa no meio do período:

14)Mudança De Contador No Meio Do Período

15)Exclusão de ICMS da Base do Pis/Cofins- Impactos na ECD e ECF

16)“Substituição” da ECD- Prazo e Critérios;

17) Lançamento “X”- “Extemporâneo” (Blocos I 200 e I250);

18)“Bloco K” do SPED Contábil – Obrigatoriedade e Exemplo;

19) Navegar pelos Blocos da ECD

20) Outras Alterações/Novidades publicadas na véspera do curso.

• ANÁLISAR E NAVEGAR PELOS BLOCOS DA ECD:

-Bloco 0=Abertura, Identificação e Referências

-Bloco C= Informações Recuperadas da Escrituração Contábil Anterior

-Bloco I=Lançamentos Contábeis

-Bloco J=Demonstrações Contábeis

-Bloco K=Conglomerados Econômicos

Conheça seu professor:  Osmar Reis Azevedo
Editor de livros no campo tributário, com a publicação do “Manual Prático de Retenção na Fonte”, “Comentários às Novas Regras Contábeis”, “Modelos de Contabilidade” , “Comentários da Lei nº 12.973”, “SPED”, “Sociedade Cooperativa eTerceiro Setor”, “DFC x DVA –Prático”,  Ed. IOB/SAGE  e “NOVAS REGRAS DCTFWeb x REINFWeb x DARFWeb e PERDCOMPWeb, editora MADAMU.

Agenda 10 e 14/05/2024

Carga horária: 08h

Investimento: 665,00

Pontuação CRC: Este treinamento está em credenciamento no CRC.