Holding – Aspectos Contábeis e Tributários

Pontuação no CRC: 8

Turma: 08 e 15/07/2024

Professor: Lourivaldo Lopes da Silva

Programa de Educação Continuada:  AUD: 8 CMN: 0 SUSEP: 0 ProGP: 8 PER: 8 PREVIC: 0 PREVIC AUD: 0 ProRT: 8

A constituição de uma  Holding pode trazer diversos benefícios a uma sociedade. A lei das S/A já permitia a participação de uma companhia em outras sociedades para obtenção de benefícios fiscais, por exemplo.

Um dos princípios benefícios da holding é o controle sobre um grupo societário com o mínimo investimento necessário, por isso, o aumento no volume, inclusive de grandes marcas ,constituindo holdings , pela facilidade de o controle administração dos negócios , por meio de  constituição de uma empresa (administradora de bens imóveis próprios) possibilitando  proteção patrimonial, e em diversos casos  uma redução na carga tributária e facilitando o processo de inventário.

O objetivo deste treinamento é orientar os profissionais das áreas contábeis, societárias e tributárias sobre os procedimentos que devem ser adotados no caso de Investimento em outras empresas, principalmente nos casos de Holdings (pura, mista e patrimonial) para o controle e sucessão da administração dos negócios e a constituição de uma empresa (administradora de bens imóveis próprios) para a proteção patrimonial, comprovando uma redução na carga tributária e facilitando o processo de inventário.

Profissionais das áreas contábil, tributária e de controladoria.

O que você vai aprender neste curso:

1. Conceito de Sociedade – aspectos Jurídicos;
  2. Riscos empresariais;
  3. Conceito de Holding;
  4. Constituição de uma Holding (bens / espécie);
  5. Holding como Instrumento de organização de patrimônio;
  6. Transferência de bens particulares para as Holdings;
  7. O ágio e Deságio na aquisição de Investimento;
  8. Planejamento Sucessório;
  9. Organograma de uma Holding Pura;
  10. Holding Pura no planejamento Sucessório;
  11. Doações de ações ou quotas;
  12. Proteção Patrimonial;
  13. Estrutura: através de uma S/A ou LTDA;
  14. Acordo de acionistas ou quotistas;
  15. Responsabilidade Fiscal;
  16. Holding Pura;
  17. Holding Mista;
  18. Holding Patrimonial;
  19. Classificação contábil de investimentos;
  20. Variação no percentual de participação Societária.
  21. Conceito de Coligada, controlada e controladora;
  22. Avaliação de Investimentos;
  23. Aspectos tributários: ITCMD, ITBI, IRPJ, CSLL, Pis, Cofins;
  24. Tratamento dos Dividendos e JCP;
  25. Rendimentos Imobiliários;
  26. Tributação do Ganho de Capital;
  27. Os cuidados na constituição de uma Holding
  28. Estudos de casos.

Instrutor: Lourivaldo Lopes da Silva: mestre em Contabilidade pela PUC; pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET;, auditor contábil e tributário; contador. autor das obras: “Manual de Preço de Transferência”; “Contabilidade Geral e Tributária”; “Contabilidade Avançada e Tributária”.

Agenda das aulas:  08 e 15/07/2024

Carga horária: 08h