IFRS 16- Contabilização e reflexos Tributários das Operações de Arrendamento

Professores:  Osmar Reis Azevedo

Locação -NBC 06 RS – IFRS 16 X Imobilizado NBC 27 R4

Créditos no Programa de Educação Continuada: Em credenciamento

A NBC PG 06 R3 apresenta uma nova abordagem contábil, que  encerra  a distinção entre leasing financeiro e operacional.  Assim, os contratos de arrendamento deverão ter tratamento contábil semelhante ao atual arrendamento financeiro (Imobilizado). Essa norma impacta radicalmente a forma como as arrendatárias(locatárias) devem reconhecer e divulgar contabilmente os contratos de arrendamento, melhorando a qualidade e a transparência das operações.

Haverá também  diferenças para os contratos de longo prazo: hoje os arrendamentos (aluguéis) são linearizados, apenas mudando de ano em ano por conta dos reajustes por inflação. Com o IFRS 16, os valores são decrescentes na despesa porque a amortização do ativo é linear, mas as despesas financeiras são decrescentes.

Embora a norma esteja em vigor desde 2019, é necessário revisitar as regras e abordagens, principalmente as de impacto tributário tais como novas regras de PIS COFINS.

O que aprenderemos

• Entender os impactos da implantação do CPC 06 desde 2019 que tipo de ações as empresas devem tomar e partir de quando.
    • Uma grande parte de empresas utilizam aluguéis e arrendamentos como forma de obter acesso a ativos , como estas empresas serão impactadas com o CPC 06?
    • Demonstrar a diferença da contabilização do arrendamento antes e depois do CPC 06
    • Refletir sobre o enriquecimento das empresas com ativo, e na contramão o endividamento na Liquidez Geral e Grau de Endividamento.
  • Esclarecer o entendimento tributário que será dado a essa renovação da norma contábil.
  • Entender como as mudanças na contabilização refletiram na apuração do IRPJ e CSLL, no regime do Lucro Real (anual ou trimestral).

Quem recebemos neste treinamento:

Contadores, auditores, encarregados, gerentes contábeis, e demais profissionais, que desejam aprimorar seus conhecimentos acerca da aplicação prática relacionado a contabilização e apuração do IFRS 16 Leasing

Programa do Curso

-Definindo a Vida Útil

-Depreciação Tabela Societária x Fiscal

Conheça seu professor : Osmar Reis Azevedo
Editor de livros no campo tributário, com a publicação do “Manual Prático de Retenção na Fonte”, “Comentários às Novas Regras Contábeis”, “Modelos de Contabilidade” “Comentários da Lei nº 12.973”, “SPED”, “Sociedade Cooperativa eTerceiro Setor”, “DFC x DVA –Prático”,  Ed. IOB/SAGE  e “NOVAS REGRAS DCTFWeb x REINFWeb x DARFWeb e PERDCOMPWeb, editora MADAMU.

Carga horária: 8 horas

Agenda: 24/05/2024

Pontuação CRC: Este treinamento está em credenciamento no CRC.