Planejamento Tributário IRPJ / CSLL / PIS COFINS / IRRF

Turma: 14/06/2024

Professor: Osmar Reis Azevedo

Redução de Tributos dentro do propósito negocial 2024

Programa de Educação Continuada:  AUD: 8, CMN: 8, SUSEP: 8, ProGP: 8, Perito: 8, PREVIC: 8, ProRT: 8, PrvAUD: 8

O  IRPJ, CSLL, COFINS e PIS são os tributos mais relevantes em termos de arrecadação e fiscalização no Brasil.

A nossa atual legislação fiscal oferece diversas oportunidades Legais e Judiciais, as quais quando estrategicamente aplicadas possibilitam reduzir a carga tributária da empresa, e esse é objeto de estudo deste treinamento, apresentar uma lista com mais de 20 oportunidades contábeis e tributárias com foco em redução da carga tributária.

Proposta de Ensino

– Compartilhar conhecimentos técnicos no sentido de oferecer aos participantes a possibilidade de:
a)Identificar oportunidades (legal e judicial) relacionadas à redução da carga tributária;
b)Utilizar o planejamento tributário, para que possa aproveitar corretamente as vantagens que ele proporcionará à empresa;
c) Estudar viabilidades práticas que podem trazer eficiência e economia as empresas relacionadas aos tributos: IRPJ/

Quem recebemos neste treinamento:

Contabilistas, Empresários, Advogados, Administradores, Controler e profissionais interessados em nosso tema

Temas que serão abordados:

1 – Aspectos Conceituais / Introdução

• Propósito Negocial
  • Planejamento Tributário
  • Deveres Da Administração
  • Obrigatoriedade Da Contabilidade

2- Oportunidades Contábeis/Fiscais Tributárias (Legal/ Judicial)

• Venda Para Entidade Governamental
  • Avaliação Ao Valor Justo
  • Teste de Recuperabilidade
  • Imobilizado x Depreciação
  • Arrendamento x Aluguel
  • Custos de Empréstimos
  • Desoneração da Folha
  • Lucro Real X Lucro Presumido- Opção
  • Contribuições e Doações
  • Despesas Que Permitem Diminuir a Carga Tributária
  • Despesas Não Necessárias ou Pagamento Sem Causa (Pode isso?)
  • Despesas Com Bens Não Relacionados com Empresa (Pode isso?)
  • PIS/COFINS- Oportunidades de Alteração da Base e dos Créditos
  • Perdas No Recebimento de Créditos
  • PLR aos Empregados
  • Adicional do IRPJ
  • Prejuízo Fiscal –com e sem Limite
  • Deduções Direta no IRPJ
  • Benefícios Indiretos aos Sócios
  • Remunerações dos Sócios- Dedutibilidade
  • Distribuição de Dividendos/Lucros aos Sócios
  • JCP-Juros Sobre Capital Próprio
  • Subvenções Para Investimento
  • Oportunidade – Societária
  • Dicas Outras para Reduzir os impostos/contribuições
  • Prováveis Impactos Tributários

Instrutor : Osmar Reis Azevedo
Editor de livros no campo tributário, com a publicação do “Manual Prático de Retenção na Fonte”, “Comentários às Novas Regras Contábeis”, “Modelos de Contabilidade” “Comentários da Lei nº 12.973”, “SPED”, “Sociedade Cooperativa eTerceiro Setor”, “DFC x DVA –Prático”,  Ed. IOB/SAGE  e “NOVAS REGRAS DCTFWeb x REINFWeb x DARFWeb e PERDCOMPWeb, editora MADAMU.

Agenda: 14/06/2024

Horário:09h às 18h

Local: Aula 100% online, ao vivo e interativa na Plataforma da Escola Superior

Integração entre professores e participantes, via chat, microfone e vídeo.

Horários personalizados:  Além de participar da aula ao vivo, você pode consultar e revisar o conteúdo das aulas, assistindo às gravações quantas vezes achar necessário, durante o período de acesso.

Dúvidas após o curso: Durante o período de acesso do treinamento será possível enviar dúvidas sobre o conteúdo do treinamento, que serão respondidas pelos professores da ESN.

Prazo de acesso à plataforma : 30 dias a partir da data do curso.

Pontuação CRC:Para pontuação no Programa de Educação Continuada do CRC (em observância a NBC TG 12 R4)  e emissão de certificado será necessário:

– 100% de acesso às aulas ao vivo, para que se obtenha a frequência obrigatória