Reforma Tributária Instituída pela Emenda Constitucional 132/2023 – Novos Tributos – IVA: CBS (Federal) e IBS (Estadual/ Municipal) e IS

Pontuação no CRC: 5 pontos

Turma: 28/06/2024

Professor: Osmar Reis Azevedo

Programa de Educação Continuada CFC:  AUD: 5, CMN: 5, SUSEP: 5, ProGP: 5, Perito: 5, PREVIC: 5, ProRT: 5

​​A criação de um novo Imposto, seguindo uma tendência internacional, o  chamado IVA,  Imposto sobre Valor Agregado é um dos principais pontos da reforma tributária que finalmente foi aprovada pela Emenda Constitucional 132/23, e deve trazer uma maior simplificação do Sistema Tributário Nacional no longo prazo e unificar os principais tributos sobre o consumo.

A curto prazo, as dúvidas pairam sobre empreendedores: de um lado a indústria pode ser beneficiada pela nova forma de cálculo, de outro empresas de serviços podem ser oneradas, e no meio , o profissional contábil que tem a grande chance de demonstrar o valoroso papel do seu trabalho assessorando e orientando empreendedores sobre as escolhas que podem ser tomadas para economia tributária.

Quais os fatores que vão determinar se o seu cliente/produto terá vantagem ou desvantagem com a Reforma? Como se dará a transição entre sistema atual e novo? Comprar de empresas do Simples dará direito a crédito? Vale a pena se manter no Simples ou migrar para o IVA Dual?

Neste treinamento vamos proporcionar o conhecimento necessário para recepcionar o entendimento do funcionamento , a  geração e como serão aplicados os novos Tributos: “CBS” , “IBS” e “IS” criados pela Reforma Tributária.

O que vamos aprender:

Objetivos da Reforma Tributária

Criação do “IVA(dual CBS e IBS)” e “IS”

Transição dos tributos e alíquotas

Alíquotas, base de cálculo e fato gerador do iva (CBS e IBD)

Imposto seletivo (IS)

Princípio do destino  -IBS

Não cumulatividade -IVA

Alíquotas reduzidas/diferenciados

Isenções e reduções  e  favorecido (CBS e IBS)

Regimes específicos de tributação  -IBS

Cesta básica

“Cashback” (dinheiro de volta)

IPVA para jatinhos, iates e lanchas

ITCMD -Tributação progressiva sobre heranças

Simples Nacional

ZFM e ALC

Conselho Federativo

Fundo de Desenvolvimento Regional

Outros fundos

Segunda etapa da reforma

Instrutor: Prof. Osmar Reis Azevedo
Autor e co-autor de livros contábeis e tributários, por ex.: “REINF”, “SPED”, “RETENÇÕES NA FONTE”, “APURAÇÃO DO LALUR/LACS”, RESUMO DAS REGRAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS”, “ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS E SOCIEDADE COOPERATIVA” e “NOVA DCTFWEB X REINF”(editora MADAMU).

Turma: 28/06/2024

Carga horária: 07h

Horário:  09h às 17h

Pontuação CRC: Para pontuação no Programa de Educação Continuada do CRC (em observância a NBC TG 12 R4)  e emissão de certificado, será necessário ter: