ECF- Escrituração Contábil Fiscal. Leiaute 10 para 2024

Turma: 18 e 25/05/2024 – das 09h às 13h
Turma: 24/05/2024 – das 09h às 18h
Professor:  Osmar Reis Azevedo

Original price was: R$ 665,00.Current price is: R$ 565,25.

Créditos no Programa de Educação Continuada: AUD: 8, CMN: 8, SUSEP: 8, ProGP: 8, Perito: 8, PREVIC: 8, ProRT: 8

O objetivo é apresentar o conteúdo do arquivo digital ECF, detalhar os procedimentos atualizados para a escrituração, transmissão e acompanhamento do novo Leiaute da ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL-ECF para o ano-calendário 2023, Exercício 2024, utilizando na prática o  programa ECF, permitindo assim ao participante o correto cumprimento das exigências do novo manual de orientações.

Proposta de ensino deste treinamento:

•         Compartilhar com os participantes diversas experiências práticas que ocorreram durante um ano fiscal tais como alterações no plano de contas, controle em centro de custos , mudança de regime tributários , lançamentos contábeis extemporâneos que impactam diretamente a consistência da ECF.
  •         Orientar sobre diversos erros e advertências apresentadas em registros como o K 155 que apresenta  total de créditos diferente do total de débitos.
  •         Permitir aos participantes o alinhamento prévio de suas informações viabilizando o correto cruzamento das informações do e-LALUR e LACS
  •         Detalhar quais serão os principais itens que podem estar divergentes dentro do arquivo, apresentado através da nova versão editável.
  •         Apresentar todas as novidades e atualizações de forma consolidada para o ano de 2024.

Quem recebemos neste treinamento:

Profissionais da área contábil, fiscal que terão envolvimento com a entrega da ECF

Principais destaques para 2024

-Critério para  Recuperação da ECD do próprio ano para dentro da ECD;
-Criação do demonstrativo para contas do plano padrão da PARTE B (construído pelo próprio programa);

– R. M510: Controle de Saldos das Contas Padrão da Parte B do e-Lalur // e-Lacs;

-Reflexos das Despesas Não Dedutíveis na Apuração do Lucro Real e da CSLL;
-Multa na Entrega Fora do Prazo da ECF;
-Ajuste de Exercício Anterior com Reflexo na ECF;
-IR/CSLL devido por Estimativa Mensal e Saldo Negativo- Momento da Compensação;
-Alterações/Inclusões/Exclusões na ECF.
– Registro Prejuízo Fiscal e BC Negativa CSLL  na Parte B do e-Lalur//e-Lacs

Conteúdo Programático:

1. SPED – Escrituração Contábil Fiscal-ECF
    – Vigência da ECF e Legislação
    – Obrigatoriedade e Dispensa
    – Prazo para Envio
    – Quais Operações deverão constar
    – Assinatura Digital
    – Penalidades pelo atraso ou erros
    – Retificação de declaração
    -Lançamento contábil extemporâneo com reflexo na ECF de período anterior
    -Demonstrativo do Livro Caixa

1. Abertura do Arquivo, Importações e Integrações
    – Bloco 0 – Abertura do Arquivo
    – Bloco C – Recuperação de dados da ECD
    – Bloco E – Recuperação de dados da ECF e Cálculo Fiscal dos Dados da ECD
    – Bloco J – Plano de Contas Mapeamento
    – Bloco K – Saldos das Contas Referenciais

1. LUCRO REAL– BLOCO L, M e N
    – Bloco L – Lucro Real

– Bloco M – e-Lalur/e-Lacs
– Bloco N – Cálculo do IRPJ e CSLL

1. BLOCO P – LUCRO PRESUMIDO

-Apuração IRPJ

-Apuração CSLL

1. BLOCO T – LUCRO ARBITRADO
  2. BLOCO U – IMUNES e ISENTAS – Apresentação Básica

7.BLOCO V – DEREX

8.BLOCO W – BEPS

9.BLOCO X – Informações Econômicas

10.BLOCO Y – Informações Gerais

Conheça seu professor: Osmar Reis Azevedo Pós-graduado na área Tributária e Contábil. Atualmente exercendo a atividade de professor-palestrante e de consultor tributário, com atuação nas áreas IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, Contabilidade e da Legislação societária.  Editor de livros no campo tributário, com a publicação do “Manual Prático de Retenção na Fonte”, “Comentários às Novas Regras Contábeis”, “Modelos de Contabilidade” Comentários da Lei nº 12.973”, “SPED”, “Sociedade Cooperativa e Terceiro Setor”, “DFC x DVA –Prático”,  Ed. IOB/SAGE  e “NOVAS REGRAS DCTFWeb x REINFWeb x DARFWeb e PERDCOMPWeb, editora MADAMU.

Agenda:

Turma: 18 e 25/05/2024  – das 09h às 13h

Turma: 24/05/2024 – das 09h às 18h

Investimento: R$ 665,00

Basta utilizar o cupom: ALUNO

Aproveite, utilize o cupom: AVISTA

Local: aulas 100% on-line, ao vivo e interativas na Plataforma da Escola Superior.

Recursos: integração entre professores e participantes via chat, microfone e vídeo.

Horários personalizados:  além de participar das aulas ao vivo, você pode consultar e revisar o conteúdo assistindo às gravações, quantas vezes achar necessário, durante o período de acesso.

Dúvidas após o curso: durante o período de acesso do treinamento será possível enviar dúvidas sobre o conteúdo do treinamento, que serão respondidas pelos professores da ESN.

Prazo de acesso à plataforma : 30 dias a partir da última aula do curso.

Pontuação CRC: Este treinamento está em credenciamento no CRC.

Para pontuação no Programa de Educação Continuada do CRC (em observância a NBC TG 12 R4)  e emissão de certificado, será necessário ter:

– 100% de acesso às aulas ao vivo, para que se obtenha a frequência obrigatória.